Gostou? compartilhe!

Palestra e Feira conscientizam sobre resíduos em Nova Odessa

Levar conscientização sobre descarte de resíduos produzidos no dia a dia para um público de idosos, a fim de que eles levem essa mensagem de educação ambiental a seus familiares. Esse foi o objetivo da palestra e da Feira de Troca Solidária promovidas na manhã desta quarta-feira (9) no auditório da Prefeitura de Nova Odessa.

A iniciativa é da Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com o Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos) e com as Prefeituras de Sumaré, Santa Bárbara d’Oeste e Capivari. Além de dirigentes ambientais dos municípios e do Consórcio, acompanharam a palestra – e participaram da feira – aproximadamente 70 pessoas.

Superintendente do Consimares, Valdemir Ravagnani ministrou a palestra e falou da importância do tema. “Para se ter uma ideia, atualmente não se usa mais a palavra ‘lixo’, e sim ‘resíduo’. Porque tem valor para alguns segmentos, que reutilizam os materiais”, esclarece. O Consórcio é composto por Americana, Capivari, Elias Fausto, Hortolândia, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

Ravagnani mencionou que cada pessoa gera 1,1 quilo de resíduos por dia. De acordo com ele, levando em conta que a região abrangente do Consórcio possui mais de 1 milhão de habitantes, é necessário destinar corretamente o grande volume produzido. “O Estado de São Paulo é muito avançado nesse ponto, não havendo mais lixões. Existem aterros sanitários devidamente regularizados”, cita.

Segundo o superintendente do Consimares, a disseminação da mensagem de conscientização é uma ferramenta fundamental. “A administração pública não consegue estar ao mesmo tempo em todos os lugares. Por isso é importante conscientizar as pessoas, para que elas levem essa mensagem para outras, sendo agentes multiplicadores”, completa Ravagnani.

“Resíduos sólidos não é só questão administrativa, das Prefeituras, mas de todas as pessoas, em suas casas”, acrescenta a secretária de Meio Ambiente de Nova Odessa, Carla Lucena. Durante a exposição foi citada como exemplo a legislação novaodessense que prevê multas de R$ 500 e R$ 5 mil (na reincidência) por flagrantes de descartes irregulares de resíduos.

Foi destacado que os EcoPontos instalados nos municípios ajudam a população a descartar adequadamente os materiais inservíveis. Diretora de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Aryhane Massita acredita na força da educação ambiental. “A gente espera que os idosos, que são pais, avós e bisavós, levem essa mensagem a suas famílias, visando à conscientização ambiental”, reforça.

Prefeito de Nova Odessa, Benjamim Bill Vieira de Souza, preside o Consimares. “Nossa ideia é debater desde Santa Bárbara (d’Oeste) até Elias Fausto as políticas públicas voltadas ao Meio Ambiente, e assim melhorar a vida dos cidadãos quanto à destinação dos resíduos”, conclui Bill. Após a palestra, os participantes realizaram a feira solidária de materiais, como exemplo prático de reaproveitamento dos objetos.



Gostou? compartilhe!